terça-feira, 3 de maio de 2011

O MVP

Acho que todos os blogs e sites já escreveram muito sobre Derrick Rose antes mesmo de ser eleito o MVP. Por essa razão, colocarei nesse post os textos que achei falando de Rose.




Top 5 Votados:
  1. Derrick Rose (1,182 pts)
  2. Dwight Howard (643 pts)
  3. LeBron James (522 pts)
  4. Kobe Bryant (428 pts)
  5. Kevin Durant (190 pts)




"Muitos dizem que Derrick Rose é o favorito. Pelo menos, é o meu. Muitos argumentam que se ele for eleito MVP, Russel Westbrook também deveria, pois os dois armadores têm números quase idênticos. O que eu acho sobre isso? Me diga, os Bulls tem um Kevin Durant para decidir as bolas, ou qualquer outro jogador que decida melhor que o armador, para ele poder dar assistências? NÃO! Rose leva os Bulls nas costas, e ainda consegue ficar em primeiro da conferência Leste, mesmo com Boston, Miami, Orlando.... 


Rose amadureceu muito, e como Jordan disse "Se ele não ganhar o prêmio, vai saber como eu me senti em 93. Ele é um MVP!"

Todos os outros concorrentes, como LeBron, Kobe, Dwight, Amar'e, Durant, estão fazendo temporadas espetaculares. COMO SEMPRE! O que eu acho que será levado em consideração, é que Rose tem um  time pior a sua volta e fez dele, praticamente sozinho, ser um dos melhores. Ele veio de baixo e chegou a um nível igual ou até superior ao dos outros. Ele não pode não ser o MVP. " (Cinco Quartos)




"Se liga na sequência do jogo de sábado entre Chicago e Milwaukee, que vencia por 87-83 quando faltavam três minutos: 

-- Derrick Rose converte dois lances-livres (02:50) 
-- Derrick Rose dá assistência e Noah enterra (02:28) 
-- Derrick Rose converte uma bandeja (01:53) 
-- Derrick Rose anota dois em arremesso (01:07) 
-- Derrick Rose anota mais dois (00:42) 
-- Derrick Rose Rose (oito pontos e duas assistências nos últimos três minutos) passa e Ronnie Brewer dá números rinais ao duelo em 95-87 para o Chicago Bulls (00:29) 

Não é mais necessário dizer quão craque é este rapaz chamado Derrick Rose (que ontem terminou com 30 pontos e 17 assistências - máximo em sua carreira), certo? Aos 22 anos, o armador será o mais jovem a conquistar o troféu de MVP da temporada da NBA e está absolutamente pronto (se vai acontecer eu não sei, mas ele está preparado) para tentar levantar o troféu pelo Chicago Bulls (anote aí algumas coincidências incríveis: a última vez que os Bulls conquistaram mais de 50 vitórias e tiveram o melhor jogador do campeonato foi em 1998 - e eles saíram com o caneco no fim). 

Os números falam muito sobre Derrick Rose (ele saltou de 20,4 pontos, seis assistências e 26,7% nos três pontos para 24,8 pontos, 7,8 passes e 33,5% nos tiros longos), mas não dizem tudo. Rose hoje é um armador consistente (em 12 dos últimos 13 jogos ele teve 20 pontos ou mais), consciente de seu papel e com espírito de liderança apurado (seu senso de urgência, para usar um termo da moda, é excepcional). Os playoffs não começaram, ele pode não jogar nada por lá, mas a sua evolução é assustadora. Repito: ele tem 22 anos. E merece ser MVP."  (Bala na Cesta)





" Por estas últimas semanas da temporada regular, entre equipas que ainda lutam por lugares de playoff e outras que passeiam pelos jogos que lhes restam e esperam apenas que a época acabe, é a discussão sobre os prémios individuais que mais aquece. E um deles, o mais importante por sinal, tem feito correr muita tinta: o prémio para o MVP.

Cada vez mais sinais nos media americanos (que votam no prémio) indicam que Derrick Rose será o vencedor. E cada vez surgem mais manifestações dos que discordam desse resultado. E alguns trazem bons argumentos para tal.

Dois deles, Tom Ziller da SB Nation e Dan Le Batard do Miami Herald, levantam a mesma questão: se Rose é candidato a MVP, então Russell Westbrook também é, porque os dois jogadores têm números quase idênticos. Podem ver aqui a argumentação de Ziller e a de Batard, aqui.


Ambos levantam o mesmo argumento interessante: Rose está a ser recompensado por estar a jogar melhor do que aquilo que todos esperavam e pelo facto dos Bulls estarem a ser muito melhores do que todos esperavam. Não por ser o melhor jogador na NBA, mas porque ninguém esperava que ele jogasse tão bem esta temporada. Como diz Batard, Rose vai ganhar por estar a superar as expectativas, não por ser o melhor. Jogadores como Lebron e Dwight Howard têm melhores números, mas já não é surpresa. Eles são melhores, mas estão a ser prejudicados pelo facto disso já ser esperado.

Outro argumento levantado (por Ziller, Batard e também aqui neste artigo de Jonathan Gault do Behind the Basket), é o de que os Bulls são uma das melhores equipas da época, mas o principal factor para isso é a sua defesa, exactamente o aspecto onde Rose é pior. Onde ele é melhor, no meio campo ofensivo, a equipa está apenas com o 20º melhor ataque. Portanto, defendem eles, o base dos Bulls é o principal responsável pelo vigésimo melhor ataque e o elemento menos importante da melhor defesa. Muito pouco para ser o melhor jogador de toda a NBA.

Nenhum deles (ninguém, na verdade) nega que Rose está a fazer uma excelente temporada. Pode ser o Most Valuable Bull, mas não será isso diferente de ser o Most Valuable Player?" (Sete Vinte Cinco - Direto de Portugal)





E por fim, um texto do Bing, falando dessa ótima temporada e das estatísticas.


"A NBA divulgou, nesta terça-feira, a eleição do armador Derrick Rose, do Chicago Bulls, como o MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada regular. O prêmio foi anunciado no site oficial da liga e da própria franquia de Illinois.
Rose, primeira escolha do draft de 2008 pelo time de Chicago - sua cidade natal -, teve sua melhor temporada na liga e liderou sua equipe à primeira colocação geral na temporada regular, levando o time aos playoffs como um dos favoritos ao título, algo que não acontecia desde os tempos de Michael Jordan.
Aos 22 anos, Rose é o mais novo MVP da história da NBA, batendo Wes Unseld, ex-jogador do Baltimore Bullets (franquia que não existe mais), que conquistou o troféu aos 23 anos, em 1969. Um dos principais nomes da liga, bicampeão do troféu Maurice Podoloff (nome do prêmio de MVP), tendo vencido nas duas últimas temporada, LeBron James só conseguiu sua primeira honra aos 24.
A temporada de Rose realmente foi impressionante. Liderando o time dos Bulls desde o início do ano, o armador conseguiu manter a equipe no topo da liga mesmo depois das diversas contusões que assolaram o Chicago durante a temporada.
Os números provam que o camisa 1 realmente foi o diferencial da equipe de Chicago. No total, Derrick Rose teve as melhores marcas da carreira em oito atributos. Nesta temporada, ele teve médias de 25 pontos por jogo (contra 20,8 na temporada anterior), 7,7 assistências (seis na outra temporada), 4,1 rebotes (3,8 em 09/10), arremessando 33% da linha dos três pontos (contra 27% na último ano), além de também ter quebrado seus recordes pessoais em minutos (37,4 x 36,8), lances livres (86% x 77%), tocos (1 x 0,6) e roubadas de bola (0,6 x 0,4)
Nos playoffs, o armador continua tendo dados impressionantes, apesar de sofrer com uma lesão no tornozelo. Contando os cinco jogos da primeira fase (quando os Bulls fizeram 4 a 1 nos Pacers) e a partida contra os Hawks já pelas semifinais de conferência, quando sua equipe perdeu, ele tem média de 27 pontos, 6,8 assistências, 4,7 rebotes, 2,5 tocos e 1,2 roubadas de bola, jogando, em média, 39,2 minutos e acertando 87% de seus lances livres.
Durante grande parte da temporada, seus jogos espetaculares o deixaram credenciado como principal candidato ao troféu de melhor jogador do ano. Muito se falava em seu troféu e até mesmo Michael Jordan, melhor jogador de todos os tempos e último MVP que os Bulls tiveram, comentou que ele merecia.
"MVP da temporada. Ele merece e está jogando bem o suficiente para isto, sem dúvidas. No entanto, caso ele não vença, ele vai saber como eu me senti durante muitos anos da minha carreira", comentou o ex-jogador e atual dirigente do Charlotte Bobcats.
A escolha de Derrick Rose como MVP veio apenas dois dias depois da eleição de Tom Thibodeau, também dos Bulls, como o melhor técnico da temporada.
O troféu de melhor jogador da temporada será entregue a Rose nesta quarta-feira, quando o Chicago Bulls tenta se recuperar da derrota para o Atlanta Hawks na primeira partida da série melhor de sete. O jogo será novamente no United Center, e Derrick terá o apoio da torcida ao receber o prêmio." (Bing)