quinta-feira, 3 de março de 2011

Efeito Olivinha

19.4 pontos (5º cestinha), 9 rebotes (1º ), 1.8 assistências e ótimos 24.7 de eficiência (3º), são as médias por partida de Olivinha. O ala-pivô do Pinheiros vem fazendo uma extraordinária temporada do NBB e liderando a disputa para MVP, além de levar seu time para a primeira colocação. 
             Na primeira entrevista do Cinco Quartos, Olivinha fala sobre seleção, NBB e muito mais.

CQ -Como você enxerga as chances de ser eleito MVP do NBB 3?

Olivinha - Eu estou muito feliz com essa possibilidade de eu ser o MVP do campeonato, venho trabalhando forte e graças a Deus venho tendo boas atuações, acho que é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito desde que eu cheguei no Pinheiros. Essa possibilidade me anima cada vez mais para eu seguir trabalhando forte para que no final da temporada eu seja premiado como o MVP.

CQ -Como a equipe usou a derrota no campeonato paulista para se superar e dar essa volta por cima?

Olivinha - Foi um golpe duro para nós a derrota para Limeira, mas serviu de aprendizado, acho que assim que acabou o paulista nós já tentamos esquecer o mais rápido possível porque não adianta ficar pensando na derrota, nós tínhamos o NBB pela frente e foi o que fizemos, continuamos trabalhando forte e hoje somos lideres do NBB, espero que possa ser assim até o fim do campeonato.

CQ -Como os jogadores reagiram à troca de um técnico experiente, como o Mortari, para um mais jovem, como o João Marcelo?

Olivinha - Acho que essa troca já estávamos esperando, ao termino do NBB2, ja estávamos escutando que poderia acontecer a troca e no inicio dessa temporada foi confirmada a chegada do João aqui no Pinheiros, foi importante acho que o João chegou aqui vindo de um titulo com a seleção brasileira, chegou cheio de energia, o pessoal assimilou rapidamente como e o esquema de trabalho dele e estamos ae firmes e fortes trabalhando duro todos os dias e se hoje estamos na 1ª colocação méritos ao João Marcelo e a comissão técnica que vem fazendo um excelente trabalho ate aqui.

CQ -Você acha que o Pinheiros é o grande favorito a acabar com o domínio Brasília-Flamengo no basquete nacional?

Olivinha - Eu acho que nós temos uma equipe muito boa, podemos sim chegar a final do NBB, mas ainda é muito cedo para falar nisso, ainda tem muito campeonato pela frente, temos que seguir trabalhando forte, para poder manter o bom momento que estamos atravessando e que eu espero que possa ir ate o final.  Brasília e Flamengo são equipes muito fortes, com um elenco excelente, mas nossa equipe já provou do que é capaz, ganhando do Flamengo 2 vezes e do Brasília 1 vez, então acho que time nós temos e já provamos isso, agora é ver se nos playoffs continuamos com a mesma pegada que estamos agora para tentar chegar pela 1ª vez na historia do clube a uma final de um campeonato nacional.

CQ -Como você explica sua melhora de produção nesta última temporada, junto com a evolução do clube?

Olivinha - Eu continuo fazendo a mesma coisa que fiz nas ultimas 2 temporadas, se você for parar para analisar os meus números, essa temporada eu tenho números inferiores a da ultima, estou com 1 ponto a menos e 1 rebote a menos que na ultima temporada, mas o Pinheiros esta vivendo um momento excelente na liderança do NBB e estamos muito felizes com isso, um fato inédito na história do clube. Estou muito motivado a continuar trabalhando e tentar fazer com que o pinheiros feche essa fase de classificação na 1ª colocação o que nos daria vantagem nos playoffs que vai ser bastante importante a vantagem de jogar em casa.

CQ - Você enxerga seu futuro em alguma das maiores ligas do mundo, como a NBA ou a espanhola?

Olivinha - Meu futuro, eu não fico pensando muito nisso, prefiro viver o presente, o que tiver que ser será, NBA eu acho que para mim é quase impossível, se tiver que sair do Brasil eu teria mais chances de jogar na Europa, já houveram sondagens de algumas equipes européias em outras oportunidades mas eu optei por ficar aqui no Brasil por mais tempo, mas quem sabe se pintar alguma proposta boa de alguma equipe européia sem duvida nenhuma que eu poderia ir.

CQ - Qual aspecto você acredita que você tenha que aprimorar mais dentro das quadras?

Olivinha -Acho que o que eu preciso melhorar mais no meu jogo e a defesa, as vezes sinto um pouco de dificuldade quando pego uns laterais para defender.

CQ - Como os jogadores, em geral, lidaram, e o que acharam, sobre a troca da antiga liga nacional para o NBB?

Olivinha -A criação do NBB foi uma coisa muito boa, os clubes se juntaram e criaram um campeonato bastante atrativo, organizado, competitivo e hoje o NBB é um sucesso, prova disso é que jogadores que estavam na Europa estão voltando para o país, porque estão vendo que o basquete esta voltando a ser grande no país.

CQ - Sobre a seleção: Você acredita que o Brasil seja favorito a conquistar vaga nas Olimpíadas de 2012?

Olivinha - Eu acho que o Brasil tem grandes chances sim, de conquistar uma vaga para as olimpíadas, se a seleção estiver completa temos tudo para voltar com a vaga na bagagem.

CQ - Com a ausência de Varejão, você se vê com chances de representar a seleção no pré-olímpico?

Olivinha - Isso aí e com o Magnano, eu procuro fazer sempre o meu trabalho. Sem duvida que penso na seleção, penso em fazer parte do grupo que vai para o pré-olímpico, infelizmente o Varejão machucou, ele que e um dos principais jogadores da seleção, vai fazer muita falta a seleção com certeza, mas creio que o jogador que estiver com o grupo vai tentar suprir a ausência dele da melhor maneira possível.

CQ - Você acha que o basquete está crescendo pelo caminho certo no Brasil?

Olivinha -Com certeza, acho que o momento que o basquete esta vivendo e muito bom, esta crescendo bastante, esse ano tivemos o jogo das estrelas passando na TV aberta, o que não ocorria há muito tempo. O campeonato esta bastante competitivo e bastante atraente ao publico que esta comparecendo cada vez mais aos ginásios, então acho que estamos no caminho certo sim e eu fico feliz por fazer parte desse momento, de poder dar minha contribuição para o crescimento do basquete no país. 

Valeu, Olivinha!!!

Vai com tudo

  Hoje, o técnico da seleção argentina Julio Lamas, confirmou que Ginóbili (SAS), Delfino (MIL), Scola (HOU),  Nocioni (PHI),Prigione (Real Madrid), Gutierrez (Peñarol) e Jansen (Estudiantes), serão convocados para o pré-olímpico, disputado em Mar Del Plata, em Agosto. 
    O Brasil não contará com Varejão, pois estará em fase de recuperação da sua lesão, e Leandrinho, que disse que precisaria tirar férias. Ainda tememos a ausência de Splitter pois os Spurs podem não liberá-lo e de Nenê, que nunca se sabe....
    O que sabemos é ... os hermanos não querem arriscar.